Rua Forte da Barra, 6 - Jardim Santa Efigênia - São Paulo/SP

Sistema Mackenzie de Ensino

.

R. Forte da Barra, 6

8:00 - 17:00

Segunda a Sexta

123 456 789

info@example.com

Goldsmith Hall

New York, NY 90210

07:30 - 19:00

Monday to Friday

Perguntas e Respostas (FAQ)

Como entramos em contato com a escola?

Temos um WhatsApp para atendê-los sempre que precisarem. Contamos também com o e-mail: falecom@escolaarca.com.br e pelo telefone 55 11 95815-1708.

 

Na Educação Infantil como é o período de adaptação? Os pais podem ficar com seus filhos?

A adaptação é o momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência, isso acontece por horário onde inicialmente começamos de duas a duas horas e meia no primeiro dia, aumentando o período gradativamente, a medida em que o aluno já estiver se vinculado aos professores e colegas.

Os pais são essenciais nesse processo, onde fortalecerão na criança essa nova fase em sua vida.

 

Quanto tempo dura o período de adaptação na educação infantil?

Não existe um tempo determinado para essa transição. Em geral, o período da adaptação dura entre uma ou duas semanas, mas depende de cada criança, da família e das experiências vivenciadas anteriormente pela criança relacionadas às separações que já tenha enfrentado.

 

Como os pais devem agir durante a adaptação?

A despedida é fundamental para a adaptação. Por mais difícil e doloroso que seja para ambos, construir uma relação com os filhos pautada na confiança e na honestidade é sempre melhor. A clareza da despedida é saudável e necessária.

Esse momento deve ser encarado como algo positivo, que gera autonomia, crescimento, amadurecimento e ajuda na socialização.

 

Os pequenos na Educação Infantil conseguem desenvolver todas as atividades?

Os pais devem preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois você conta tudo para a mamãe (ou para o papai). “Quando a criança sabe que poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa”.

 

Na Educação Infantil as aulas são planejadas?

O Planejamento é um momento muito importante que possibilita ao professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso é feito continuamente, onde o professor não somente direciona os conteúdos a serem aprendidos, mas faz um processo de acompanhamento para diagnosticar os avanços e dificuldades dos alunos da turma e individual, já que é fundamental o professor levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, onde cada uma tem o seu modo de agir, pensar e sentir.

O professor planeja as atividades conforme com a fase da turma.

 

Na Educação Infantil existe acompanhamento dentro de sala de aula?

Sim, os alunos são sempre acompanhados e observados pela professora e auxiliar de sala, fixa ou volante.

 

Na Educação Infantil como se dá o contato dos pais com a escola?

Através da agenda e WhatsApp.

 

Na Educação Infantil existe orientação às famílias?

Sim, sempre que achamos necessário chamamos a família para orientá-los. O fazemos também por meio das reuniões de pais, onde trazemos a família como devem incentivar e os erros que podem travar o aluno por meio de uma cobrança indevida.

 

Na Educação Infantil como é o acompanhamento dos alunos?

Os alunos são observados por todos os professores e fazemos relatório de observação, se necessário chamamos a família para orientá-los a procurar ajuda de um profissional de área específica.

 

Como funciona o inglês na Educação Infantil?

São utilizados livros específicos e as aulas são ministradas de maneira lúdica, sempre buscando a interação da criança com o idioma.

 

Como a escola reage em relação às mordidas?

Embora seja comum a ocorrência nas turmas de educação infantil, mais especificamente nas turmas do maternal (crianças com aproximadamente dois anos de idade), a equipe está sempre alerta, desenvolvendo um trabalho junto a turma, no sentido da prevenção, para evitar que ocorra. Mas, em caso de ocorrência são tomadas as atitudes de trabalho com as crianças envolvidas e os pais são comunicados sobre o ocorrido.

 

O custo das atividades extracurriculares está incluso na mensalidade?

Não.

 

As aulas de Educação Física são obrigatórias?

Sim.

 

Qual é a tolerância para atrasos?

A Tolerância em relação ao atraso é de 15 minutos, após este limite, será comunicado aos pais.

 

São quantos alunos por turma?

Em média, 20 alunos.

 

O recreio é acompanhado?

Sim, cada segmento tem seu horário de recreio para que os mais novos não fiquem junto dos mais velhos. (São acompanhados pelas colaboradoras).

 

Como é o contato dos pais com os professores do Ensino Fundamental I?

Os pais podem solicitar conforme a necessidade do momento uma conversa rápida com os professores em horário de entrada ou saída dos alunos. Além desses encontros, há reuniões de pais para informações mais gerais, tira-dúvidas e plantões de atendimento. A coordenadora também está à disposição para atender os pais em qualquer situação.

 

Qual a idade limite para o 1º ano do Ensino fundamental?

A criança que estiver completando 06 anos até 31 de março, do ano correspondente à sua matrícula, poderá ser matriculado no 1.º ano.

 

Qual a formação dos profissionais que trabalham com as crianças?

Os professores são graduados, especialmente em pedagogia ou psicologia.

 

Como a escola avalia a aprendizagem das crianças?

A avaliação é um processo contínuo e acontece durante todo ano. Na Educação Infantil o professor, coordenador e orientador realizam reuniões com frequência para avaliar cada criança em diferentes aspectos: cognitivo, afetivo, social.

A partir destas avaliações são realizadas conversas individuais com os pais para a devolução do processo de aprendizagem de seu filho. Ao final do ano, um relatório com o registro deste processo é entregue à família.

No Fundamental I a Avaliação do Aproveitamento Escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e a aprendizagem.

Possuímos avaliações sistemáticas, aferindo os conhecimentos com vários instrumentos, provas e outras atividades e assistemática (levando em consideração aspectos comportamentais, valores universais) importantes na formação integral do aluno.  

Em avaliações sistemáticas (testando seus conhecimentos em atividades e provas operatórias) e assistemáticas (levando em consideração aspectos de participação, comportamento, assiduidade, entre outros). No entanto, a escola tem preocupação constante com o aprendizado dos alunos, sendo avaliados semanalmente, por meio do acompanhamento da aprendizagem.

 

Como se dá o contato da família – escola no decorrer do ano letivo?

Diariamente, na chegada da criança à escola, pode haver uma troca rápida de informações entre pais e professores. Para a Educação Infantil duas vezes por ano, semestralmente, ocorrem as reuniões gerais de cada grupo com a presença de todos os pais, para o Fundamental essas reuniões acontecem bimestralmente, para a explanação acerca do trabalho realizado nesse período.

Ao final do ano é realizada com os pais uma conversa de devolução avaliativa do processo integral da criança durante aquele ano letivo.

Em qualquer tempo são realizadas conversas individuais a partir da demanda da escola e/ou dos pais.

Estes contatos são realizados pela coordenação.

 

Como acontecem os aniversários na escola?

A comemoração dos aniversários acontece na hora do lanche, sem a presença de familiar, sendo permitido somente a comemoração com a turma e professores do aniversariante.

É possível trazer além do lanche, toalhas, pratos e copos com o tema do aniversário.

Não é permitido a presença de buffet, mágicos e palhaços e filmadoras.

O objetivo maior é a comemoração do aniversariante com seus colegas, dentro da escola, interferindo o mínimo possível na rotina de trabalho dos alunos ao longo do ano.

 

Como a escola procede em caso de febre e/ou machucados, doenças em geral?

Diante de problemas de saúde, como febre, quedas, machucados ou um quadro mais grave, a família será comunicada de imediato para que sejam tomadas as providências necessárias.

No ato da matrícula e na primeira conversa com o professor, os pais devem indicar quais os medicamentos que os filhos utilizam em diferentes necessidades e quais os cuidados referentes a situações específicas.

Antes de medicar a criança a escola entrará em contato com a família para avisar e confirmar a medicação a ser utilizada, e combinar o retorno da criança que não poderá permanecer na escola em caso de febre ou outra situação que envolva cuidados com a saúde.

Nestes casos, a criança não deve estar no convívio escolar até que o período recomendado pelos médicos tenha sido cumprido.

 

As crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental levam tarefas para casa?

Os pequeninos na Educação Infantil começam a levar para casa atividades sistemáticas a partir do maternal, com frequência diferenciada para casa fase.

As crianças do Ensino Fundamental I levam as atividades para fazer em casa com os pais.

 

Existem passeios extras para crianças pequenas? Como acontecem?

Acontecem semestralmente, sempre valorizando a cultura no primeiro semestre e a vida no campo no segundo semestre. Dessa maneira, a escola trabalha projetos semestrais onde a culminância se dá pelo contato da criança em um ambiente favorável ao que está sendo apresentado no projeto.

 

Como acontece a comunicação casa-escola?

Em relação ao cotidiano de cada criança a comunicação é feita através da agenda para recados e por telefone quando é emergencial. Em relação ao funcionamento da escola, grupos e passeios a comunicação também é feita por WhatsApp.

Quanto ao acompanhamento pedagógico e processo de aprendizagem dos alunos há encontros periódicos com os pais, tanto em grupo como individuais.